quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Relatorios da Laise

RELEITURA
Cada oficina ficou de fazer uma reeleitura de uma cena de filmes diferentes. Nós da oficina de edição ficamos responsáveis de fazer a reeleitura do filme Central do Brasil. Quando as orientações dos trabalhos nos foi passado,nós nos organizamos em diferentes grupos. Fizemos uma reunião e decidimos o que cada um iria fazer, uma parte iria trazer alguns objetos de casa para colaborar no cenário, outra parte ficou responsável de fazer o roteiro, e o estante ficou na câmera, personagens e na direção. Com o decorrer do trabalho percebemos que havia muitas discórdias e idéias diferentes, no qual dificultou uma parte do trabalho, essas dificuldades ocorreram por não conhecermos a forma que cada um trabalhava. Creio eu. No dia de gravação tudo ocorreu muito bem, todos colaboraram no silêncio e na organização do cenário.
Assistimos o vídeo e percebemos que teve muitos erros, recebemos orientações dos professores e percebemos que todos precisamos trabalhar em grupo, respeitando outras idéias e também aprendemos a não ter medo expor
as nossas idéias porque é sempre bem vinda.

OFICINÃO
O oficinão teve como objetivo de orientar os alunos de todas as oficinas um pouco sobre o que é o mundo do audiovisual, e que cada área tem sua importância. Durante a semana do oficinão aprendemos novas palavras relacionadas ao mundo do audiovisual, além de conhecer um pouco de cada oficina.
Na oficina de animação, o professor nos explicou o que era animação que é imagem em movimento,nos contou um pouco sobre a história da animação, que é tão antiga quanto o cinema, a animação era feita com fotografias
em seqüência dando movimento, e o nos mostrou como fazer um desenho animado. Aprendemos novas palavras e novas técnicas.O animador dá vida ao desenho. O desenho permite fazer o impossível, e que não precisa ser seguido pela lei da física.
A oficina de Produção é uma área que permeia todas as áreas do audiovisual, um produtor é quem pesquisa preços. Um produtor tem que ser criativo, tem que ter uma percepção de analisar os outros trabalhos na área do audiovisual. Conhecemos vários tipos de produtores e suas funções:
Produtor investidor: é empresário dono do dinheiro,
Produtor executivo: administra o dinheiro e o que faz tudo acontecer o filme.
Produtor de platô/ set : ele avalia a organização das cenas.
Diretor de produção: manda decide, pela equipe e tem autonomia de fazer acontecer (chefe).
Produtor de casting/ elenco : procura atores de acordo como papel solicitado pelo diretor ( personagem). Pesquisa em angências, ruas ou etc... Teste de VT’s.
Produtor de locação: ter noção de equipamentos , permite espaço para gravar.
Câmera nos explicou um pouco da área, e nos informou os pontos positivos e negativos, ele também nos explicou sobre os itens abaixo.
Operador de câmera: que monitora as câmeras.
Assitente de câmera: anda com o câmera ajudando a pegar fios.
Logger : assistente de câmera, uma nova profissão no mercado de trabalho.
Maquinista: é quem opera grua, spedcam,é inventor,coloca a câmera que o diretor sugere.
Foquista: No mundo digital (troca de lentes), profundidade de imagem (foco) pode ser a diferença de um foco para outro (foquista, maquinista, e assistente de câmera, juntos).
Oficina de Iluminação: é utilizada uma determinada luz para cada ambiente, com cujo objetivo fazer luz para câmera.
Gaffer: chefe da equipe elétrica (iluminação) ele trabalha diretamente com o assistente de fotografia.
Diretor de fotografia: Responsável pelas imagens, ele que analisa cada cena (imagem) coordena, determina as câmeras,equipamentos de iluminação, quantas pessoas serão necessárias para cada cena.
Oficina de Áudio, Técnico de som: cujo objetivo de garantir que o sinal de som estará limpo e não ruído (monitora o som)
Microfonista: quem segura o microfone tem que saber sobre áudio.
Nas oficinas de Iluminação, Câmera e Áudio foi realizado uma atividade. Na aula de iluminação o professor nos mostrou sobre o efeito de luzes colorida, que não é a mesma coisa com cores de tintas. Tínhamos que pegar uma caixa de papelão e fazer um furo colar papel sulfite e não deixar nenhum vão de luz entrar, somente do buraco. Feito isso uma pessoa teria que colocar a cabeça dentro da caixa olhando para o papel branco, e quando olhava para o papel via outras pessoas como se fosse uma câmera. Essa experiência foi muito boa.
As oficinas de Cenografia, Cabelo e maquiagem e Figurino nos explicou um pouco sobre suas funções e nos explicou o que era direção de arte e sua importância no mundo do audiovisual.
Direção de arte: responsável da parte visual do filme, percepção de cores, roupas e cabelos.
Elementos da linguagem e seus símbolos, temos que decifrar os símbolos (conceitos de cores).É necessário saber tudo sobre cores e jogo de linhas (janelas, escadas,portas, etc...). Textura é a sensação do tato ou até com o olhar (linhas, formas, cores, texturas) direcionamento de olhar, esses elementos juntos se tornam comunicação e símbolos com seus significados,temos como por exemplo uma mulher de branco no corredor lembra noiva (símbolo) .Textura do objeto e da imagem (luz, figurino, cores, etc).
Direção de arte cria um lugar emocional (clima) com luz, ação formas, objetos (criar um clima não está no roteiro) o que a gente deseja tem a ver com nossas escolhas Maestro da criatividade: diretor de arte.
Cenografia: envolve arquitetura,nas casas no ambiente, visibilidade, desenhos, e artes plásticas.Criação de linhas, utiliza qualquer material que dê para construir. Essa oficina também trabalha com a textura e com todo tipo de material.
Cenógrafo: é quem desenha cenários.
Cenotécnico: é quem constrói cenários ( montagem e desmontagem).
Produtor de objetos: direção de arte – trabalha sobre comandos dos diretores de arte.
A oficina de figurino: exige muitas pesquisas para vestir um personagem de como se vestir, da onde vieram essas roupas com que objetivo.Um figurinista é quem dá vida a um personagem com as roupas.
Figurinista: é quem trabalha com figurino e corre atrás de roupas que tem a ver com os personagens, ele também pesquisa.
Cabelo e Maquiagem: é uma área que exige muitas pesquisas pois trabalha com visagismo (rostos) , tem contato com a área de desenho, e é muito importante também a área de iluminação pois a iluminação tem que estar correta com cada rosto por conta da maquiagem, figurino é muito importante também entre outros.
Maquiador: caracterização do personagem.
Contra- regra: Eles movem cenários e qualquer objeto do estágio durante a peça, ajudando em trocas de cenários e figurinos. Eles também podem ter o papel de animais, partes de cenários, ou quaisquer outros papéis que não são interpretados por algum ator normalmente. Um kuroko veste-se todo de preto, da cabeça aos pés, com o objetivo de parecer invisível e não fazerem parte da ação do espetáculo.
Nós fizemos uma atividade para ter noção do que é direção de arte. Nos foi passado um trecho de um filme e nãoteria que fazer uma reeleitura, mas tentar passar o mesmo sentido do filme. O grupo 2 se reuniu e todos foram atrás de cenário, cabelo maquiagem, figurino e câmera e ate mesmo de iluminação. A iluminação que usamos foi da própria natureza sol e sombra.
Usamos todas as informações que recebemos no oficinão e colocamos em pratica,tiramos fotos e vimos o resultado final de todos os grupos, no qual ficou muito bom.
A oficina de Vídeos interativos é voltado para Internet e novas mídias.
Edição faz a montagem do filme, aonde executa cortes sem perder a essência do filme, é uma área que trabalha muito com o diretor , a edição é a pós-produção do filme.
Computação Gráfica :Trabalha um pouco de animação voltado mais para televisão, cinema, vídeos.
Depois que foi dito um pouco de cada área foi realizado um trabalho de finalização. Nos foi dado um story board com trinta imagens, nós poderíamos escolher somente quinze e criar em cima disso uma história. A historia foi criada com as idéias do grupo, e decidimos então fazer um comercial de calça jeans voltado aos jovens. Na hora da edição nós prestamos bastante atenção na direção de arte figurino, etc. para obter um bom resultado.

VIDEO MINUTO
Para finalizar o oficinão a roteirista veio nos orientar e nos esclarecer para fazer um roteiro e nos passou uma proposta de atividade para nós fazer-mos um vídeo com o tema “Agora que cresci.. o que vou ser?” com duração de um minuto, além de fazer um roteiro e uma sinopse. Ao sabermos das orientações o grupo 2 se reuniu, e decidimos ouvir a cada um,fizemos uma roda com um bastão dando a oportunidade de todos exporem suas idéias (foi uma forma de nos organizar). Cinco pessoas ficaram responsáveis por fazer o roteiro com as idéias mais votadas pelo grupo. O roteiro mais votado foi o realizado, tivemos muitas
mudanças durante a realização do trabalho. Tínhamos feito o story-board que também foi modificado. O restante do grupo ficou responsável por sua oficina. No dia da edição foi as pessoas da edição, áudio,câmera, e animação, para ajudar com as opiniões. Teve muita união,responsabilidade,e respeito de idéias, nenhuma idéia ficou por fora desse vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário